domingo, 9 de março de 2008

Obrigada Paulofsky

Há palavras simples mas tão cheias de conteúdo que nos tocam profundamente.
O Paulofski há uns dias atrás postou este texto que hoje me dedicou.

Obrigada amigo P.


"Neste oceano de relações que é a nossa vida, é inevitável que se criem vínculos: amizades, carinhos, respeito, cordialidade, preocupação… Mas, por essas mesmas relações às vezes ficamos vulneráveis. São atitudes nossas que não encontram a receptividade esperada, são preocupações que só aumentam a energia desajustada dos problemas e são as palavras, muitas palavras, que dizemos ou que nem dizemos, para não magoar mais, para não ferir, para não ser conivente, ou aumentar as coisas que já estão em desarmonia.

Alguns de nós são do tipo que falam demais, vomitam palavras sem contexto, palavras que parecem nem vindas do pensamento. Despejam tudo, inconfidências, palavras e sinais, sem se dar conta do resultado final e que gere mal entendidos, acusações, silêncios.

Outros de nós são do tipo que falam bem menos, não “se metem”, meditam bastante sobre o que dizer, têm cautela excessiva e acabam perdendo a oportunidade do momento certo para falar. Têm medo de se expor, receio de se magoar e de magoar, mais medo ainda de não ser aceite, e muitas vezes falam só o que o outro prefere ouvir, resultando um discurso politicamente correcto, incoerente, vago.

No entendimento e relacionamento familiar, de amizades ou de grupos sociais a habilidade de comunicar deve ser cuidada, falar apenas aquilo que precisa ser falado, nem uma letra a mais, que é para não “se meter onde não precisa”, e nem uma letra a menos, para não ficar com algo “entalado na garganta”!

Muito poucos de nós são bons na arte de comunicar, e mesmo assim em poucos momentos! E já que a vida não tem roteiristas, e somos nós mesmos que falamos “de improviso”, um pouco mais de atenção aos desequilíbrios da nossa comunicação poderá facilitar nas relações, gerando mais empatias e bem estar."

12 comentários:

paulofski disse...

O que está... já está, e bora a olhar em frente.

Grato :)))))))))))

Lisa's mau feitio disse...

Este texto está brilhante... Muito brilhante mesmo!!

Olá, minha Amiga!! Vais deixar-me levá-lo para o Caderno Mau Feitio um dia destes, não vais??

Foi o Paulofski quem o escreveu?
Parabéns!!!

Vou ao blog dele amanhã com muito prazer!!

Mil beijinhos, minha querida amiga!! O leitinho quente fica-te aqui na garrafita termos... tenho de ir descansar porque hoje foi um Domingo em grande por cá e a Lisa está que nem pode!!!

Bjssssss

Lisa

macaw disse...

Gostei muito do texto.
Eu criei o meu blog, precisamente com esse objectivo, o de melhorar a minha arte de comunicar, mas ainda tenho muito trabalho pela frente :S muito trabalhito mesmo.
por vezes não me faço entender, por vezes as pessoas só lêem aquilo que querem ler... enfim!

Mas, devo dizer que gosto muito daquilo que escreves, porque realmente abre um bocadinho da cortina e mostra aquilo que és. tudo o que aqui escrevemos e mostramos ao mundo acaba por nos definir enquanto pessoas com personalidade (ou não). e eu gosto de te ler! Parabéns!

beijiiiiinhos ;)

Olá!! disse...

Lisa, O Paulofski é brilhante sim... achei este texto de uma simplicidade incrivel e ao mesmo tempo expressa TUDO o que há dizer sobre o assunto a que se refere.
Beijossssssss


Macaw, o seu a seu dono, o autor está linkado no post, Paulofski. Tomara eu, também, usar as palavras como ele o faz.
Beijosssssssssss

Carracinha Linda! disse...

O texto esta muito bonito!

Olá!! disse...

Lindo Carracinha, gostei tanto que o "roubei" ;)))

Hydrargirum disse...

Olha que bonito e que simpático que foi:)

Ena ena:) Ai o Ego...Oh Leonina!:)

Coff coff:)

Xuac:))))

Olá!! disse...

Hydra, babei com o texto, achei delicioso e expressa muito do que sinto e, naturalmente, rebabei com a amabilidade do Paulofski...
Beijosssssssss
PS.Andas com tosse, cuidado :))))))

Xanda disse...

Magnífico... já o tinha lido mas voltei a ler pq está de facto mto explícito, bjnhs.

Olá!! disse...

Muito mesmo Xandinha e quando o li tocou-me, por motivos especiais.
Beijocas

liamaral disse...

Beijinhos aos dois e parabens aos dois!!

Olá!! disse...

Obrigada Li, o mérito é todo do Paulofski, eu só fiz copy paste.
Beijinhos e DIVERTE-TE

Pimenta no cú dos outros!!!

Isto é uma pimenta! Claro que não é uma pimenta qualquer, é uma Bhut Jolokia!! Pois bem, na escala scoville esta menina tem uma ardência que...